Coladeira de borda

Coladeira de Borda – H1100

Com o mercado de móveis planejados cada vez mais competitivo, é natural que marceneiros busquem formas de otimizar a produção sem perder a qualidade.

Entregar os projetos com rapidez e eficiência é um diferencial que ajuda a marcenaria a estabelecer a confiança e preferência dos clientes, o que faz com que o negócio cresça da forma como o marceneiro deseja.

Hoje em dia, existem diversos equipamentos e máquinas que agregam valor ao serviço do marceneiro, e a coladeira de borda é um item praticamente indispensável em qualquer marcenaria moderna que deseja ter competitividade em relação à concorrência.

Qual a melhor coladeira de borda manual

As máquinas comercializadas pela Ahnep são conhecidas por sua durabilidade e tempo de operação sem necessidade de manutenção frequente. Temos máquinas em operação há mais de 12 anos e inúmeros clientes que não trocam de jeito nenhum.

A melhor coladeira de borda manual é a coladeira de borda H1100. É a única máquina desenvolvida para passar a peça em pé, o que praticamente elimina o esforço do marceneiro, e também seu sistema de alimentação de cola, que por ser horizontal, não tem problemas de entupimento frequentes como nos sistemas helicoidais tradicionais.

Quando em conjunto com a refiladora, torna-se praticamente uma coladeira automática, por uma fração do valor.

Utilização

  • A coladeira de borda tem o propósito de agilizar o processo de colagem da fita de pvc/lâmina de madeira às partes cortadas do MDF, dando assim o acabamento.
  • No processo manual, o marceneiro normalmente utiliza um pincel e cola de contato. Este processo é conhecido por ser demorado devido ao tempo de secagem, e desperdício de material, uma vez que é necessária mais de uma demão, e boa parte da cola utilizada acaba sendo perdida quando o pincel transfere o material para a superfície que está abaixo da fita.
  • Outro fator problemático que a coladeira de borda elimina é a temperatura ambiente. Colas de contato dependem de uma certa temperatura para uma colagem eficiente. Quando o tempo está úmido, formam-se bolhas na cola, e quando está seco, a secagem é muito rápida e dificulta a aplicação.

Como a coladeira sempre deve trabalhar na mesma temperatura, a colagem sempre será eficiente e sem desperdícios.

A máquina coladeira de borda tem um funcionamento relativamente simples e permite sua operação após um período breve de treinamento. Com cerca de 30 minutos o marceneiro e seus ajudantes estão prontos para utilizar o equipamento.

Veja como é simples a operação:

Partes e funcionamento

A coladeira de borda horizontal H1100 possui os seguintes componentes

Painel de operação

painel de configurações da coladeira

É através deste painel que o marceneiro fará o ajuste da temperatura de funcionamento, velocidade de avanço, visualização das configurações de funcionamento e também ligará e desligará motor e resistência.

A coladeira de borda H1100 funciona idealmente com a cola em uma temperatura de 150ºC, sendo que a tração somente é liberada quando a máquina detecta que a temperatura correta foi atingida.

Coleiro

O coleiro é o reservatório a ser preenchido com a cola granulada (hot melt). A Coladeira de borda H1100 suporta uma quantidade máxima de aproximadamente 800g de cola. O coleiro possui uma resistência que promoverá o derretimento da cola até a temperatura ideal para colagem das peças.

Para acessar o coleiro é necessário puxar a mesa de passagem para trás, revelando assim o seu interior.

Suporte da fita PVC

suporte da fita da coladeira de borda

O rolo de fita será instalado neste suporte, afim de alimentar a máquina durante o processo de colagem.

É importante observar que a fita não deverá ficar presa ao suporte, e sim, correr livremente.

Guia Lateral

guia lateral em MDF

É uma chapa de MDF que tem a função de guiar a peça a ser colada de forma que ela siga um curso reto.

A Coladeira de borda H1100 vem regulada de fábrica para a utilização adequada, de modo que não são necessários ajustes por parte do utilizador.

Regulador da Lâmina de cola

regulador da lamina de cola da coladeira de borda

Através deste manípulo é realizada a regulagem da altura da cola desejada. Ao fechar o manípulo, o regulador se aproximará do rolo recartilhado, reduzindo assim a quantidade de cola presente no mesmo. O processo inverso é feito para aumentar a quantidade de cola no rolo.

Após a instalação do rolo de fita no suporte com a parte inferior virada para cima, a fita deve ser passada pela ranhura existente na máquina e então pela guia que levará a fita até a posição correta para colagem, que fica entre o rolo recartilhado e o rolo de borracha.

Mesa de passagem

É a superfície por onde a peça a ser fitada correrá sobre antes de entrar em contato com o rolo recartilhado

Rolo recartilhado

rolo recartilhado

Consiste de um rolo com uma “textura“, cuja função é realizar a transmissão da cola do reservatório (coleiro) para a superfície da peça cortada à ser fitada. Após a passagem pelo rolo recartilhado a peça terá cola suficiente para a adesão da fita PVC

Rolo de borracha

rolo de borracha h1100

É o rolo que fará a “prensagem” inicial da fita sobre a superfície cortada do MDF. O fato de ser emborrachado contribui para uma prensagem uniforme.

Faca de corte

faca de corte para corte da fita PVC

Realiza o corte da fita excedente após a colagem, liberando assim a peça colada para correr livremente sobre os roletes de pressão.

Roletes de pressão

roletes de pressão da coladeira de borda H1100

Estes roletes presentes ao longo da extremidade da máquina servem como complemento para o rolo de borracha, e por esse motivo é recomendado que a peça seja passada por eles integralmente antes de ser levantada.

Acessórios opcionais e upgrades

suporte prensor

Suporte Prensor – é um acessório fixado à máquina que permite o tracionamento da peça sem esforço adicional do utilizador, pois irá pressionar a peça contra a guia de forma automática. (vendido separadamente)

Prolongadores – A máquina permite a instalação de prolongadores tanto na entrada quanto na saída das peças, trazendo assim ainda mais facilidade nos casos de aplicação de fita em cortes mais longos.

Vantagens do modelo horizontal vs maquinas tradicionais

O modelo de coladeira horizontal proporciona ao marceneiro muito mais facilidade ao aplicar a fita em peças grandes, uma vez que todo o peso da peça em si recairá sobre a máquina. Em modelos tradicionais, peças maiores tendem a pesar mais e exigir mais esforço para manter na posição correta de colagem.

Outra vantagem em relação à máquinas comuns é que o sistema de transmissão de cola pelos rolos do coleiro não permite entupimentos, situação que ocorre com frequência em máquinas com o sistema helicoidal.

Especificações técnicas

  • Peso: 62 Kg
  • Velocidade de avanço: 1m/min à 6m/min
  • Tensão: 220 V
  • Potência Total instalada: 1525 W
  • Consumo: 1.525 KW/H
  • Corte da fita: acionamento manual
  • Comprimento: 1200 mm
  • Altura gabinete: 240 mm
  • Altura total: 420mm
  • Largura: 340 mm

Informações

  • Espessura Fita: 0,04mm à 01mm
  • Espessura máxima peça: 70mm
  • Espessura mínima peça: 03 mm
  • Comprimento máximo peça: 3500 mm
  • Comprimento mínimo peça: 100 mm
  • Indicação: colagem de fita de borda de PVC
  • Colagem: cortes retos
  • Cola utilizada: Hot Melt (granulada)
  • Temperatura: 120C° à 160C°

Garantia

Todas as coladeiras de bordas da AHNEP possuem garantia total de 1 ano, entrega técnica(para garantir o funcionamento perfeito desde o primeiro momento) e suporte do técnico autorizado pelo fabricante

Entre em contato pelo fone 41-98702-1407 (whatsapp) – e agende uma demonstração (curitiba e região)

Considerações finais

A coladeira de borda horizontal H1100 é hoje responsável por um ganho de agilidade e redução de custos em muitas marcenarias. Nossos clientes recomendam e dão um feedback positivo sobre a aquisição da máquina.

Por ser um equipamento de custo relativamente baixo quando comparado às outras opções de mercado, muitos marceneiros tem feito a escolha definitiva pelo modelo.

Somando o fato de que o tempo de aplicação é muito menor e o desperdício de material é praticamente zerado, o equipamento tem ganhado espaço no mercado moveleiro e tende cada vez mais a ser um item indispensável para todos os profissionais do ramo.

Aliada a outros equipamentos como a filetadeira e a refiladora, garantem ao marceneiro um acabamento impecável em todas as peças, mesmo em um ritmo de produção acelerado.