Refiladora

Refiladora MRF-1000

A indústria de móveis está em um ritmo constante de aprimoramento, e soluções para otimizar e agilizar o processo de fabricação de móveis sob medida surgem com frequência.

Uma das mais recentes é a chegada da REFILADORA MRF-1000, que consiste em um equipamento que realiza o trabalho de corte e polimento das sobras de fita de borda nas peças de MDF após a colagem.

Processo de Refilo manual

No processo de refilo manual, o marceneiro após finalizar a colagem da fita de borda de pvc(tanto manualmente usando cola de contato ou com cola hot-melt usando uma coladeira de borda) utiliza ferramentas rudimentares como estiletes e limas para a remoção da fita excedente nas bordas do MDF

Este processo, além de ser trabalhoso e demorado, depende da habilidade do marceneiro e seus ajudantes para ser executado de forma a garantir um acabamento de qualidade, uniforme e sem “rebarbas” que podem comprometer o resultado final no móvel montado.

Problemas com o processo manual

  • Tempo gasto com cada peça
  • Uniformidade do acabamento deixa a desejar (dependendo do profissional)
  • Desgaste de ferramentas manuais

Como marceneiros muitas vezes dependem de ajudantes para garantir o ritmo de produção, fica complicado garantir que o trabalho será realizado sempre com o máximo de zelo.

Automatizando o processo – REFILADORA MRF-1000

Refiladora MRF 1000

Com a Refiladora MRF-1000 , diversas marcenarias tem se beneficiado de um processo de refilo automatizado e que garante um acabamento uniforme em todas as peças, independente do utilizador.

O sistema possui uma faca para destopo manual, seguido de uma faca que esquenta (pois é acoplada à uma resistência) e isso garante que as fitas de PVC sejam cortadas com facilidade.

Além disso, o marceneiro pode regular a altura do corte utilizando o gabarito de fábrica, que permite a utilização do equipamento na maioria das espessuras de chapa comercializadas por lojas e revendedores do segmento de MDF.

O sistema possui tracionamento automático da peça após a sua entrada, e também um polidor com regulagem de velocidade distinto, que pode ser regulado para polimentos bem rentes à peça, resultando numa colagem imperceptível ao toque e visualmente perfeita.

Partes do equipamento

Painel de utilização

Painel de utilização com chaves liga/desliga do aquecimento e motor com regulagens de velocidade independentes

É através deste painel que o marceneiro irá ligar e desligar a resistência de aquecimento da faca e também ligar e regular o motor para o sistema de tracionamento e polimento, que possuem velocidades de regulagem independentes.

Em frente ao painel existe um slot para encaixe do gabarito, através do qual o utilizador regula a altura do corte.

Manipulos de regulagem da altura do cabeçote

A altura do cabeçote deve ser regulada em função da espessura da chapa a ser refilada, e isto é feito soltando os manípulos em cada um dos lados, ajustando para a altura adequada conforme o gabarito, e prendendo os manípulos novamente. É importante observar que o cabeçote esteja devidamente ajustado ou o corte poderá ser prejudicado.

Mesa de passagem

Refiladora
Mesa de passagem com suportes em Nylon

É a superfície por onde a peça passará deitada. Possui um suporte fixo e 2 suportes de nylon removíveis e 3 posições distintas, permitindo acomodar e apoiar peças mais largas e pesadas, de forma a distribuir seu peso de forma equilibrada e manter o contato constante com o sistema de corte.

Stop/Destopo

stop para destopo na refiladora
Stop de metal para realizar o destopo das peças

Ao posicionar a peça na mesa de passagem, há um stop de metal que permite fazer o destopo (corte do excesso de fita no sentido longitudinal). O destopo é feito pressionando um manípulo que aciona a faca de corte.

Após este processo, a chapa deve ser levantada e seu peso recair sobre este stop de metal, que possui um sistema de molas e irá abaixar automáticamente, liberando assim a peça para o processo de refilo.

Faca de corte e sistema de tracionamento

Sistema de tracionamento e faca de corte

Após a inserção do corte de MDF na mesa de passagem, o sistema tracionará a peça automaticamente, e a faca de corte aquecida irá cortar as sobras da fita rente ao MDF com facilidade.

É interessante reforçar que o tracionamento não exige esforço por parte do utilizador, e que alguns marceneiros ainda adaptam a máquina para que a peça entre no sistema em um ângulo de descida, utilizando a gravidade em seu favor.

Importante: É recomendado que o profissional ligue o sistema de aquecimento da faca por pelo menos cinco minutos antes da utilização para obter o melhor resultado.

A faca de corte é de longa duração.

Polidor

Boina de sisal para polimento das peças após o refilo

Ao final do sistema de tracionamento, existe uma boina de polimento feita de sisal, que possui velocidade de giro regulável no painel principal.

Essa boina fica responsável por polir as bordas do material após o corte da fita. Ela possui regulagem de altura e ângulo, o que permite o ajuste fino do nível de acabamento desejado conforme a preferência do profissional e do cliente.

Esta boina sofrerá desgaste naturalmente e deverá ser substituida em periodos que vão depender de sua utilização. São de fácil aquisição através da AHNEP e seu custo é relativamente baixo.

Ranhuras para depósito de refilos

Após o corte da fita, o material excedente é descartado através de uma ranhura na parte inferior da máquina, razão pela qual é recomendado o uso de uma bancada vazada que permita a coleta destas sobras.

MAIS INFORMAÇÕES

  • Especificações técnicas
  • Peso:80kg
  • Velocidade de avanço: 6 m/min
  • Tensão: 220V
  • Potência total instalada: 1710W
  • Consumo: 1.71 KW/H
  • Corte topo da fita de borda: acionamento manual
  • Refilo da fita de borda: automático
  • Comprimento: 1200 mm
  • Altura gabinete: 155 mm
  • Altura total: 480 mm
  • Largura: 500 mm
  • Espessura fita: 0,40 mm à 0,80 mm
  • Espessura máxima peça: 60 mm
  • Espessura mínima peça: 0,6 mm
  • Comprimento máximo peça: 3500 mm
  • Comprimento mínimo peça: 100 mm
  • Indicação: refilo de fita de borda de PVC
  • Refilo: peças retas coladas por coladeiras ou com cola de contato.

Benefícios da utilização

  • Redução da mão de obra
  • Redução do tempo gasto nos projetos
  • Garante o acabamento perfeito e uniforme em todas as espessuras de chapa (comumente comercializadas)
  • Agiliza produção em série

Comentários dos clientes

Veja o que dizem os nossos parceiros marceneiros após adquirirem a refiladora:

Veja a máquina em ação!

Considerações finais – Refiladora MRF-1000

Por ser um equipamento relativamente novo, é comum surgirem dúvidas sobre a utilização/benefícios que o equipamento pode proporcionar.

Por outro lado, o número de profissionais de fabricação de móveis planejados que vem tirando proveito dos benefícios que o equipamento proporciona cresce a cada dia que passa, o que pode resultar em uma dificuldade acentuada na hora de competir com prazos e preços por parte do profissional que não possui o equipamento.

Nós da AHNEP estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas e garantir que você também tenha a oportunidade de adquirir uma máquina que sem sombra de dúvidas irá agregar valor ao seu negócio, tornando-se um diferencial indispensável em um mercado cada vez mais competitivo.

Garantia

Todos os equipamentos comercializados pela AHNEP possuem garantia de fábrica de UM ANO contra qualquer defeito de fabricação, e suporte constante, pós venda e técnicos autorizados para manutenção e reparos.

Entre em contato pelo whats 41-98702-1407 e venha conhecer o equipamento, ou agende uma demonstração em sua marcenaria (disponível para curitiba e região)